Além das ondas

  


Por que ânimo e desânimo tem andado juntos em nossas vidas como igreja?

   Quem já esteve diante do mar à noite, sabe que a única coisa que se consegue ver são as ondas batendo na areia, pois quando olhamos para o restante do mar, não conseguimos enxergar o que tem lá, só vemos escuridão e,por não termos conhecimento do que há além das ondas,não temos a coragem de mergulhar. Somente bons nadadores se atiram no mar pois  a prática os faz perder o medo e  o conhecimento os faz mergulhar,pois sabem o que está lá,sabem o que tem por trás da parte pequena que se enxerga.

   O Senhor quer nos mostrar que temos enxergado apenas “as ondas que batem na areia”, em relação aos seus caminhos. Vemos que Ele tem caminhos pra nós, mas não conseguimos enxergar Seus verdadeiros propósitos. Não conseguimos enxergar que, além da “beira da praia” existe um mar no qual precisamos mergulhar, porém isso só poderá acontecer com o conhecimento desse mar, que são os Seus propósitos.

   Só poderemos viver o melhor de Deus,quando compreendermos que tudo deve redundar em glória para Ele,quando entendermos que, por exemplo, não nos casamos apenas para termos alguém do nosso lado e sermos felizes, mas para que,em mais uma família,Seu nome seja glorificado;que não trabalhamos apenas para nosso sustento,mas para alcançarmos vidas com bom testemunho;que não devemos cuidar de nossos corpos para ficarmos  belos e sermos vistos,mas porque somos templo de um Deus Vivo!

   Conhecer os propósitos de Deus e praticá-los é a única forma de nos atirar no mar de Sua vontade como bons nadadores, sem medo, pois conhecemos o que está por trás das ondas.

   A chave disso está na fé! Não existe como viver os propósitos do Senhor sem a fé de que Ele tem o controle de tudo!

   Por isso creio que ânimo e desânimo andam tão juntos, porque só enxergamos o “baixo” e não o “alto”; somente o “fundo” e não a “superfície”; somente a “borda” e não a “profundidade” do que o Senhor quer pra nós. Somente a fé nos fará avançar! Somente a loucura da “firme convicção de crermos no que não vemos”!

   Para isso precisamos transpor a barreira que hoje tem nos parado: a falta de perseverança! Nós ouvimos Deus, nos alegramos muito em ouvir sua voz e começamos com ânimo a praticar o que ouvimos, porém, no “dia a dia”,nos falta a perseverança. E a “perseverança, produz a experiência que nos leva a ter esperança”,  esperança essa, que nos leva a fé.

   Se desejamos ter uma vida de ânimo intenso, precisamos conhecer o Senhor, compreender Seus propósitos e ter fé para mergulhar, avançar e nos aprofundar em seus caminhos pra nós.

   Uma vez tendo me falado estas coisas, o Senhor me perguntou e eu pergunto à você: “ ...quando vier o Filho do Homem,achará porventura fé na terra?” (Lucas 18:8)

                                                                        No amor de Jesus

                             Suze Souza

O que é a igreja de Jesus Cristo?

 

INTRODUÇÃO

Ao longo dos séculos foi desenvolvido um sistema religioso que promoveu um desvio sem precedentes do verdadeiro significado do que realmente é a igreja e para que ela existe. A igreja passou a ser identificada como um prédio com a conotação de um local sagrado onde pessoas se reúnem para cultuar o Senhor.

Expressões tais como: "vamos à igreja"; " eu sou da igreja tal..."; " casei na igreja..." etc, sempre se referindo a um lugar, é tão comum nos nossos dias que até mesmo aqueles que nunca tiveram contato com o evangelho adquiriram este hábito (por que não dizer, péssimo hábito). Isso se tornou uma cultura.

Por conta desses e muitos outros desvios, Deus está nos conduzindo de volta ao modelo bíblico original. Precisamos redescobrir a verdadeira essência da igreja. Voltar às origens. Para isso se faz necessário meditarmos nas Escrituras, a termos somente elas como regra de fé e prática para sermos verdadeiramente moldados por ela.

Por que isso é tão importante? Para que possamos corrigir todos os desvios herdados ao longo dos séculos e transmiti-los de forma correta, resgatando o verdadeiro propósito e intenções de Deus ao criar sua igreja; enfim, resgatar sua verdadeira identidade.

 O que é a igreja?

Igreja. Vemos esta palavra por toda a parte. Algumas pessoas usam "igreja" para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente. Outros a usam para descrever uma organização religiosa mundial, completa com regiões, distritos e dioceses. As definições confusas de igreja, em nosso tempo, muitas vezes vedam o significado original desta palavra quando aplicada, no Novo Testamento, ao povo de Deus.

Não é um edifício erigido em alguma propriedade, mas uma comunidade formada por pessoas redimidas e que amam a Cristo. É um edifício construído com pedras vivas.

"Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5).

Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus. 

"Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" (Efésios 2:19-22).

Cada indivíduo é parte da igreja; igreja é conjunto. Um tijolo é parte da construção, mas ele não é construção; assim como uma célula não é o corpo.

Igreja não é religião, não é denominação e não é lugar; Igreja é gente! É composta por todos aqueles que aceitam e vivem o Evangelho. Onde estiverem dois ou três reunidos no nome de Jesus, ali estará a Igreja, não importa se esta reunião é em uma sala, em um teatro, em um campo, em uma praça ou em uma catacumba, onde se reuniam muitos dos cristãos primitivos.

Não é uma instituição humana de caráter jurídico legal.  Não tem raízes políticas ou limites culturais. Ela é a família de Deus.

Não é uma denominação ou associação civil e religiosa. É a esposa do Cordeiro.

Não é de propriedade de pessoas ou de um grupo de pessoas; nem é dos pastores ou apóstolos ela pertence a Deus.

"E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja..." Mateus 16:18

Não tem nome próprio. Simplesmente igreja. Sem adjetivo nem aditivo algum. Igreja é igreja sem nenhum acréscimo. Somente se distingue no aspecto geográfico: "a igreja que estava em Jerusalém (Atos 11:22)"; "a igreja que está em Antioquia (Atos 13:1)" etc.  Os filhos de Deus que moram naquela cidade formam a igreja que está naquela cidade.

            A igreja congrega. Quando se descongrega e vão para suas casas, ainda são igreja. O que define como igreja não é o fato de congregar. Igreja é algo integral. Todos os dias e vinte quatro horas por dia.

"Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função". Efésios 4:15,16

            A igreja é o corpo de Cristo. Templo do Espírito. É o povo de Deus, é a comunidade do Senhor.

"Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como cabeça de todas as coisas para a igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que enche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância".Efésios 1:22,23

"Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito".1 Coríntios 12:12,13

 

Charles  Swindoll define igreja da seguinte forma:

            "A igreja é um corpo de pessoas chamadas dentre a humanidade para o propósito único e especifico de glorificar o Salvador e Senhor Jesus Cristo."

Para um efeito didático acho importante deixar registrado a origem da palavra igreja:

            "Igreja é derivada do termo grego “Eklesia”. Uma palavra composta que significa "alguém que é chamado para fora". Portanto, especificamente, refere-se àqueles que foram chamados dentre outras pessoas com um propósito específico.

OBS: “uma vez que igreja é uma reunião de pessoas, ela não é específica cristã. Pode ser dos chamados para fora das suas casas para um encontro público. Pode ser uma reunião política, familiar, religiosa etc. A diferença é quando Cristo declara a "minha igreja", aí ele define a igreja cristã, isto é, composta pelos seus discípulos”.

Quando Jesus declara "a minha igreja", ele define seu senhorio sobre os que compõem a sua igreja.

Assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2).

 

Quando nasceu a igreja?

A igreja não nasceu dois mil anos atrás, após os pecadores se converterem. A igreja esteve na mente e coração de Deus desde antes da criação do mundo. Um sonho eterno de Deus. Entretanto, foi trazida a existência pelo ministério de Jesus e pela operação do Espírito Santo. Isso ocorreu após a ressurreição de Cristo e com a descida do Espírito Santo se deu o surgimento da igreja.

Vejamos:

Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar.
De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles.”
Atos 2:1-3

 

Três características essenciais que Deus tinha em seu coração para a igreja

  • Qualidade, Unidade e Quantidade

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito.  Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes a imagem de Seu Filho (qualidade), a fim de que Ele seja o primogênito (unidade) entre muitos irmãos (quantidade)."Rm 8:28 e 29 

Este texto nos mostra o propósito de Deus. Vejamos por etapas:

1ª Deus tem um propósito e todas as coisas que ocorrem na vida de um discípulo, cooperam para este fim;

2ª Deus em Jesus Cristo gera novamente filhos conforme a Sua imagem, pois Adão perdeu este poder ao pecar; Ele nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem mácula perante ele. Não fomos escolhidos somente para sermos salvos, mas também para sermos santos. Ele nos deu um destino de antemão: "cada um dos seus filhos sejam como Jesus". Isso é qualidade, ou melhor, santidade. 

3ª Jesus é o primogênito desta única família de Pai e filhos; Quer unidade. Uma só família de muitos filhos semelhantes a Jesus. Ele é nosso Pai e todo aquele que é filho de Deus é membro dessa única família do Senhor.

4ª A imagem de Cristo em nós produz muitos filhos para a glória de Deus.

Podemos definir assim – O propósito eterno de Deus é possuir uma Família (Unidade), de muitos filhos (Quantidade), conformes a imagem de Jesus (Qualidade), para o louvor da sua glória.

 

Qual a importância que existe em saber que somos a casa de Deus?

1)      Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da "igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue" (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:19-20).

2)      Pelo menos quatro vezes, as Escrituras dizem claramente que Deus não vive em prédios feitos por mãos humanas. No primeiro momento, quando Salomão construiu o templo:

1 Reis 8:27 “Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei”;

Isaías 66:1 “Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso”;

Atos 7:48 na pregação de Estevão após fazer uma narrativa do antigo testamento, para uma plateia atenta, no final diz: "Todavia, o Altíssimo não habita em casas feitas por homens”. E, finalmente em Atos 17 quando Paulo entre os filósofos no Areópago, então diz, verso 24, 25:  "O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas". Quando nosso entendimento aponta que a habitação de Deus é em um lugar, nosso comportamento passa a ser padrão apenas neste lugar. Fora dele vivemos uma vida de qualquer maneira.  A reverência a Deus acontece somente ali. Passamos então, a viver uma vida de religiosos. Entretanto, se o nosso entendimento é que somos habitação de Deus teremos uma vida de reverência e temor onde estivermos. Deus escolheu morar em nós para que pudéssemos ter uma relação diária com ele.

“Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem,” 1 Pedro 1:15

 

3)      Se Deus habita em  nossos irmãos, elas serão mais importantes do que um prédio. Ninguém passará necessidade. A relação com nossos irmãos será de cuidado e edificação mútua. Em I Coríntios 12: 12-31, Paulo, o apóstolo, compara a igreja a um corpo, que embora tenha muitos membros, formam um só corpo: “o corpo de Cristo.”  No verso 25 há a seguinte declaração: “...para que não haja divisão, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros”. Deus tem zelo conosco, e Ele espera que tenhamos a mesma atitude uns com os outros. Isto é mutualidade.

Saber que alguém é habitação de Deus revela a necessidade que temos de cuidar uns dos outros, pois assim como num corpo existe muitos órgãos e membros, mas nenhum deles vive em função de si e sim do próprio corpo, também os irmãos devem cuidar não somente daquilo que é seu, mas também daquilo que é dos outros (Filipenses 2:4). Quando temos a consciência de que nossos irmãos são habitação de Deus, nos preocupamos também com suas vidas. 

 

A Igreja Universal e a Igreja Local

            Algumas vezes a Bíblia usa a palavra "igreja" no sentido universal, isto é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. Jesus falou da igreja deste modo: "Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16:18). Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial. Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: "... Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo" (Efésios 5:23). Jesus é o cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).

Frequentemente, a palavra "igreja" é usada para descrever uma congregação local ou assembleia de santos. Note uns poucos exemplos: "... à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos..." (1 Coríntios 1:2); "E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano" (Mateus 18:17); "... saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles" (Romanos 16:5). Igrejas locais são o resultado da pregação do evangelho. Quando as pessoas obedecem à palavra e se tornam cristãs, elas começam a reunir-se com outros irmãos na fé.

 

Nos tempos dos primeiros apóstolos e pais da igreja, a totalidade dos crentes que viviam em uma cidade formavam a única igreja daquele lugar. Icônio, Listra, Filipos, Tessalonica, Eféso, Corinto etc. Em cada uma dessas cidades fora fundada uma só igreja. A maneira de identificar uma igreja determinada era pelo nome da cidade em que estava:

ü  A igreja de Deus que está em Corinto. (1 Cor 1:2)

ü  A igreja em Efeso; a igreja em Esmirna; a igreja em Pérgamo (Ap. 2:1,8,12,18)

            Muitas pessoas sugerem que a "igreja universal" é constituída de todas as congregações locais no mundo. Isto não é um conceito bíblico. Uma igreja local consiste de cristãos que se reúnem num determinado lugar. Eles podem ser identificados e contados (Romanos 16:14, 15; 1 Coríntios 16:19; Colossenses 4:15). A igreja universal consiste de todos os discípulos de Cristo em todo o mundo. Nenhum homem é capaz de identificar e contar todos os membros deste corpo universal. Tentativas de contar todos os verdadeiros cristãos em uma nação ou no mundo ilustram a ignorância e a vaidade dos homens. Somente Deus pode contar e identificar seus "primogênitos arrolados nos céus" (Hebreus 12:23).

 

Descrições Bíblicas da Igreja que Pertence a Jesus

A Bíblia não usa um nome exclusivo para a igreja. É errado, portanto, insistirmos num único nome que todas as igrejas fiéis tenham que usar. Muitas passagens falam simplesmente da igreja, algumas vezes identificando o local (cidade ou casa) onde o grupo de cristãos se reunia. Portanto, podemos nos referir à igreja simplesmente como "a igreja" (Atos 8:1; 9:31; Romanos 16:1).

Frequentemente, as descrições da igreja no Novo Testamento mostram a relação que existe entre o Senhor e sua igreja. A igreja pertence a Deus, e é, muitas vezes, chamada "a igreja de Deus" (Atos 20:28; 1 Coríntios 1:2; 10:32; Gálatas 1:13; 1 Timóteo 3:5,15). Jesus derramou seu sangue para comprar a igreja. Portanto, Paulo falou de "igrejas de Cristo" (Romanos 16:16) e Jesus falou de sua própria igreja (Mateus 16:18). O povo de Deus pode ser corretamente descrito como a "igreja dos primogênitos arrolados nos céus" (Hebreus 12:23).

 

Consideremos o significado de descrições bíblicas comuns da igreja

- O Corpo de Cristo (Colossenses 1:24; Efésios 1:22-23; 4:12). Assim como o corpo humano não pode sobreviver separado da cabeça, não podemos viver sem nosso cabeça, Jesus Cristo (Efésios 5:23; Colossenses 1:18). Discípulos de Jesus são membros do corpo (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 3:6; 4:16; 5:30).

- O Reino de Deus ou Reino dos Céus (Mateus 3:2; 4:17; Lucas 4:43; Atos 8:12; 19:8; 20:25; 28:23, 31). A ideia de reino ressalta a posição de autoridade do rei (veja 1 Coríntios 4:20; Hebreus 1:8; 12:28-29; Mateus 28:18-20; Apocalipse 12:10). O reino de Cristo não é deste mundo (João 18:36). Em vez de ser uma entidade política e mundana, a igreja é um reino espiritual assentado no caráter santo de Deus. Podemos entrar no reino somente quando formos transformados espiritualmente (Colossenses 1:13). Como servos do Rei, temos que desenvolver as características espirituais de nosso Senhor (Tiago 2:5), incluindo sua humildade, inocência (Marcos 10:14-15) e santidade (1 Coríntios 6:9-10; Gálatas 5:19-21).

- A Casa de Deus (1 Timóteo 3:15) não é um edifício material, mas o santuário e a habitação do Senhor (Efésios 2:21-22). É um edifício espiritual (1 Pedro 2:5).

- O Rebanho de Deus (Atos 20:28). Jesus é o bom pastor que deu sua vida pelas ovelhas (João 10:11). As ovelhas ouvem sua voz e o seguem para receber a vida eterna (João 10:27-28).

 

Nomes Humanos Causam Divisão

A divisão religiosa em nossa sociedade é vergonhosa. Muitas pessoas estão confusas num mundo com muitos nomes diferentes de igrejas. Alguns destes nomes honram certos homens, enquanto outros ressaltam pontos doutrinários específicos.

A unidade dos salvos é baseada no nome e na doutrina de Cristo. Devemos fazer tudo pela autoridade de Jesus ou em seu nome (Colossenses 3:17). "Não há salvação em nenhum outro... nome..." (Atos 4:12). Esta unidade é possível somente quando falamos e pensamos a mesma coisa, que é a doutrina de Cristo (1 Coríntios 1:10). Quando os homens começam a seguir outros homens, perdem a unidade com Cristo e seu povo (1 Coríntios 1:11-13). Divisões e contendas acontecem na igreja, em parte, porque algumas pessoas se identificam somente com nomes humanos. Paulo argumentou que devemos identificar-nos somente com o Senhor que servimos. Jesus foi crucificado por nós e somos batizados em seu nome. Jesus, e não homens, merece nossa dedicação e honra. Os verdadeiros seguidores de Deus fazem parte da igreja que pertence a Jesus.

 

A Igreja: Organismo, não Organização

A igreja é uma organização? Muitas pessoas têm a noção errada de que a igreja é uma organização ou instituição, independente do povo que compõe a igreja. Este não é o conceito bíblico de igreja. Jesus não morreu para estabelecer uma instituição, mas para salvar o povo do pecado (Atos 20:28; 1 Coríntios 6:20). Jesus e o Pai não habitam numa organização, mas no povo que os obedece (João 14:15, 23).

Em vez de falar de uma organização, a Bíblia descreve a igreja como um corpo composto de membros vivos (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Colossenses 1:18, 24; Efésios 5:23). Estes membros do corpo são "blocos" ou "pedras" usados na construção da igreja (1 Pedro 2:5; 1 Coríntios 3:10-15).

 

Conclusão

O que erroneamente é chamado de "igreja" é na verdade apenas um prédio, um local de reunião de cristãos. Porém a "Igreja" que a bíblia fala é uma só, não por ser uma ou outra, e sim, por ser a Igreja de Deus, o Corpo de Cristo. Nós somos o templo do Espírito Santo, a Casa do Pai, pois é em nosso coração que Ele habita.

         CONGREGAR é se reunir com os irmãos (não importa se em um local institucionalizado ou não), em amor, para meditar na Palavra de Deus, para desenvolver relações fraternas, para ensinar os novos na fé e para que um ajude ao outro no que precisar.

     SER IGREJA não é sinônimo de ter o nome no rol de membros de uma instituição religiosa e sim, de ter o nome escrito no Livro da Vida. Portanto, só Deus sabe quem é Igreja, não cabendo a mim nem a você julgar se aquele que não frequenta uma instituição faz ou não parte da verdadeira (e única) Igreja.

     Sempre que essas coisas são afirmadas, quase todos concordam, mas a mentalidade geralmente continua a mesma. Cinco minutos depois já estão novamente considerando que igreja são quatro paredes, que é um local de adoração (como se o "adorar em espírito e em verdade" fosse em um lugar e data marcados), que o "congregar" deve ocorrer apenas em uma "igreja" institucionalizada, e por aí vai... Deus não depende das chamadas "igrejas"; elas é que (se quiserem também ser Igreja) dependem de Deus, pois se o Evangelho não estiver sendo manifestado no meio delas, o máximo que haverá ali será um ajuntamento de religiosos hipócritas ou de enganados.

     Portanto, se você frequenta uma instituição (conhecida como "igreja") que cumpre as características acima, que não se intitula como uma representante de Deus na Terra, que assume o seu único papel (que é de reunião, de ensino e de organização de ações de amor ao próximo) e que não se coloca como determinante para que alguém seja salvo (afinal, a Igreja é uma consequência da existência de um povo salvo e não, algo que leva a salvação às pessoas), esta "igreja" estará também sendo Igreja! Do contrário, será apenas mais uma das milhares de instituições religiosas, semelhante a um clube repleto de associados, mas que não carrega semelhanças com o Evangelho puro e simples de Jesus!

     Para finalizar, se você encontrar um grupo de cristãos sinceros dentro de alguma instituição religiosa junte-se a eles e sejam Igreja; se encontrar um grupo fora de qualquer instituição, aproxime-se e sejam Igreja juntos; se não conhece ninguém assim, cumpra o "Ide" de Jesus, pregando o Evangelho (com palavras e principalmente com atitudes) e em pouco tempo perceberá que estará rodeado de pessoas sedentas de aprender mais sobre o Evangelho, ou seja, aí estará também a Igreja. Só não existe a possibilidade de ser um salvo sem SER IGREJA!

 

 

Referências

Jorge Himitian

Sérgio Franco

Marcos de Deus

Cláudio Zache

Charles Swindoll

Neil Cole

Wésley de Sousa Câmara

Dennis Allan

 

Fonte: http://igrejanorio.com.br/apostila-o-que-e-a-igreja-de-jesus-cristo/


Somos uma Igreja que se reúne em casas.

"1 Coríntios 16:19
As igrejas da província da Ásia vos enviam saudações. Áquila e Priscila vos cumprimentam fraternalmente no Senhor, assim como a igreja que se reúne na casa deles."

Contato:igrejemnovaiguacu@yahoo.com.br

GRUPOS CASEIROS SEMANALMENTE EM Marambaia, PONTO CHIC-N. IGUAÇU, Cerâmica E BELFORD ROXO.